quarta-feira, 28 de julho de 2010

O Anísio e a Bienal Rubem Braga 2010

Desde o dia 18 de maio, com o início do Circuito Cultural Rubem Braga, foram realizadas atividades desenvolvidas por educadores em seis encontros no Teatro Municipal “ Rubem Braga”. O objetivo dessa ação foi fomentar a formação de leitores e de certa forma abriu portas da sociedade cachoeirense para a III Bienal Rubem Braga, esta que aconteceu no período de 07 a 13 de junho na Praça Jerônimo Monteiro.

Nossa escola participou no dia 09 de junho de 2010 ( quarta-feira) com a presença dos alunos dos 7ºs e 8º anos na palestra “ Magia e Encanto na Literatura” proferida pelo ator e formado pela Escola de Teatro FAFI, diretor teatral, escritor e fundador da Casa de Artes Campaneli, Rodrigo Campaneli. Todos os alunos ficaram satisfeitos e puderam tirar bastante proveito desse momento cultural.

O Anísio também teve uma participação significativa na Bienal na programação do dia 12 de junho de 2010 (sábado) na mesa 5: Literatura e Música, que contou com a presença do jornalista e redator José Roberto Santos Neves, o poeta, compositor e e cantor Juliano Gauche e do escritor , poeta, compositor e cantor Arnaldo Antunes. Essa participação começou com a iniciativa da professora de Língua Portuguesa Djalva Cypriano Attanazio e seus alunos do 8ºM1. A educadora desenvolveu junto aos alunos a produção de um clipe tendo como pano de fundo a música “Comida” de Arnaldo Antunes. O vídeo encontra-se neste link:
http://www.youtube.com/watch?v=Fp6hHtx6hpY

A seguir acompanhe a entrevista com a professora Djalva a respeito de sue trabalho desenvolvido e também dos alunos.

AR – Como surgiu a ideia de fazer um clipe?

Djalva – Como grande admiradora do Arnaldo Antunes e aguardando com grande espectativa sua presença na Bienal, junto dos alunos escolhemos a musica “Comida” por nos levar a uma reflexão sobre vários aspectos de nossa vida.

AR – Como foi desenvolvido o trabalho em sala de aula?
Djalva – Abrimos um debate e os alunos foram apontando os diversos tipos de fome, não só a física, mas a fome de afeto, compaixão, compreensão, amor..., e as sedes não só de água, mas sede de justiça, paz, segurança e enfim, a sede de “Deus”.

AR– Você ficou satisfeita com a participação dos alunos?

Djalva – Muito, tanto que as sugestões dos vídeos partiram dos mesmos. Juntos fomos filmar alguns pontos turísticos da nossa cidade, tais como o Teatro “Rubem Braga”, o palácio “Bernardino Monteiro”, a “Casa dos Braga” entre outros.

AR – Ficou muito contextualizado no clipe a relação do título da música “Comida” com algumas imagens de efeito. Como vocês as conseguiram?

Djalva – Aproveitamos o fim de semana e vistamos o Hortifruti e alguns Supermercados da cidade para filmar os balcões de frutas, verduras e hortaliças, com alusão direta à fome física.

AR – Mas a música também chama a atenção para a necessidade de diversão. Como foi feita tal abordagem?

Djalva – Nesse campo foi onde tive a maior participação doa alunos, pois procuramos demonstrar a socialização das pessoas em todos os seguimentos de sua vida, na família, na escola, enfim , em todos os aspectos sociais, culturais e religiosos.

AR – Algum agradecimento em especial?

Djalva - Na realidade, junto com os alunos do 8ºM1, agradecemos à toda comunidade escolar da EMEB
“Anísio Ramos”, mas em especial agradecemos a nossa bibliotecária Clege da Rocha Ribeiro, que muito se empenhou na produção dos vídeos.

AR – E como foi a participação na Bienal?


Djalva – Maravilhosa, graças a interação da secretária de cultura, Cristiane Resende Fagundes, tivemos a oportunidade de mostrar o nosso trabalho em especial ao Arnaldo Antunes, que ficou muito feliz com o clipe e atendendo nossos alunos com muito respeito e consideração. No final, os alunos presentearam Arnaldo Antunes com o DVD do nosso clipe.

AR – A professora já tem novos projetos em mente?

Djalva - O professor sempre deve estar criando e inovando seu trabalho.

AR – Você pode nos adiantar alguma coisa dessa proposta ?

Djalva – O que posso falar é que estou preparando um evento cultural que vai agradar a todos de nossa comunidade escolar e com certeza a todos os que gostam de cultura.

AR – Parabéns pelo trabalho tanto para a educadora Djalva, como para seus alunos

Alunos do 8ºM1 na Bienal Rubem Braga com a professora Djalva  e o cantor Arnaldo Antunes
Alunas do 8ºM1 com prefeito Carlos Casteglione

Alunos do 8ºM1 fotografando para a gravação do clipe
Alunas do 8ºM1 dançam em frente ao Teatro Rubem Braga para a gravação do clipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário