quarta-feira, 28 de julho de 2010

O Anísio e a Bienal Rubem Braga 2010

Desde o dia 18 de maio, com o início do Circuito Cultural Rubem Braga, foram realizadas atividades desenvolvidas por educadores em seis encontros no Teatro Municipal “ Rubem Braga”. O objetivo dessa ação foi fomentar a formação de leitores e de certa forma abriu portas da sociedade cachoeirense para a III Bienal Rubem Braga, esta que aconteceu no período de 07 a 13 de junho na Praça Jerônimo Monteiro.

Nossa escola participou no dia 09 de junho de 2010 ( quarta-feira) com a presença dos alunos dos 7ºs e 8º anos na palestra “ Magia e Encanto na Literatura” proferida pelo ator e formado pela Escola de Teatro FAFI, diretor teatral, escritor e fundador da Casa de Artes Campaneli, Rodrigo Campaneli. Todos os alunos ficaram satisfeitos e puderam tirar bastante proveito desse momento cultural.

O Anísio também teve uma participação significativa na Bienal na programação do dia 12 de junho de 2010 (sábado) na mesa 5: Literatura e Música, que contou com a presença do jornalista e redator José Roberto Santos Neves, o poeta, compositor e e cantor Juliano Gauche e do escritor , poeta, compositor e cantor Arnaldo Antunes. Essa participação começou com a iniciativa da professora de Língua Portuguesa Djalva Cypriano Attanazio e seus alunos do 8ºM1. A educadora desenvolveu junto aos alunos a produção de um clipe tendo como pano de fundo a música “Comida” de Arnaldo Antunes. O vídeo encontra-se neste link:
http://www.youtube.com/watch?v=Fp6hHtx6hpY

A seguir acompanhe a entrevista com a professora Djalva a respeito de sue trabalho desenvolvido e também dos alunos.

AR – Como surgiu a ideia de fazer um clipe?

Djalva – Como grande admiradora do Arnaldo Antunes e aguardando com grande espectativa sua presença na Bienal, junto dos alunos escolhemos a musica “Comida” por nos levar a uma reflexão sobre vários aspectos de nossa vida.

AR – Como foi desenvolvido o trabalho em sala de aula?
Djalva – Abrimos um debate e os alunos foram apontando os diversos tipos de fome, não só a física, mas a fome de afeto, compaixão, compreensão, amor..., e as sedes não só de água, mas sede de justiça, paz, segurança e enfim, a sede de “Deus”.

AR– Você ficou satisfeita com a participação dos alunos?

Djalva – Muito, tanto que as sugestões dos vídeos partiram dos mesmos. Juntos fomos filmar alguns pontos turísticos da nossa cidade, tais como o Teatro “Rubem Braga”, o palácio “Bernardino Monteiro”, a “Casa dos Braga” entre outros.

AR – Ficou muito contextualizado no clipe a relação do título da música “Comida” com algumas imagens de efeito. Como vocês as conseguiram?

Djalva – Aproveitamos o fim de semana e vistamos o Hortifruti e alguns Supermercados da cidade para filmar os balcões de frutas, verduras e hortaliças, com alusão direta à fome física.

AR – Mas a música também chama a atenção para a necessidade de diversão. Como foi feita tal abordagem?

Djalva – Nesse campo foi onde tive a maior participação doa alunos, pois procuramos demonstrar a socialização das pessoas em todos os seguimentos de sua vida, na família, na escola, enfim , em todos os aspectos sociais, culturais e religiosos.

AR – Algum agradecimento em especial?

Djalva - Na realidade, junto com os alunos do 8ºM1, agradecemos à toda comunidade escolar da EMEB
“Anísio Ramos”, mas em especial agradecemos a nossa bibliotecária Clege da Rocha Ribeiro, que muito se empenhou na produção dos vídeos.

AR – E como foi a participação na Bienal?


Djalva – Maravilhosa, graças a interação da secretária de cultura, Cristiane Resende Fagundes, tivemos a oportunidade de mostrar o nosso trabalho em especial ao Arnaldo Antunes, que ficou muito feliz com o clipe e atendendo nossos alunos com muito respeito e consideração. No final, os alunos presentearam Arnaldo Antunes com o DVD do nosso clipe.

AR – A professora já tem novos projetos em mente?

Djalva - O professor sempre deve estar criando e inovando seu trabalho.

AR – Você pode nos adiantar alguma coisa dessa proposta ?

Djalva – O que posso falar é que estou preparando um evento cultural que vai agradar a todos de nossa comunidade escolar e com certeza a todos os que gostam de cultura.

AR – Parabéns pelo trabalho tanto para a educadora Djalva, como para seus alunos

Alunos do 8ºM1 na Bienal Rubem Braga com a professora Djalva  e o cantor Arnaldo Antunes
Alunas do 8ºM1 com prefeito Carlos Casteglione

Alunos do 8ºM1 fotografando para a gravação do clipe
Alunas do 8ºM1 dançam em frente ao Teatro Rubem Braga para a gravação do clipe

“O teatro de bonecos dentro da sala de aula”

No dia 20 de maio de 2010, a EMEB “Anísio Ramos” foi brindada com a presença do magistral ator bonequeiro, contador de histórias, especialista em programação neurolinguística com certificação internacional coaching Clayton Passos e seu espetáculo “O teatro de bonecos dentro da sala de aula”.

Em sua apresentação, a ator abordou temas como respeito ao próximo, solidariedade, companheirismo e outros que visam a boa convivência, a valorização, bem como a promoção do indivíduo na sociedade.

A mensagem foi transmitida de maneira muito bem humorada e de forma lúdica, com o ator conseguindo estimular o interesse de todos os alunos envolvidos. Através das falas dos bonecos foi sugerido aos alunos que fizessem uma reflexão sobre as consequências de suas atitudes, positivas ou negativas para suas vidas no futuro.

Demonstrando todo o seu profissionalismo e competência , houve uma constante interação entre os bonecos atores com os alunos e professores participantes, arrancando da plateia muitos risos e constantes aplausos, proporcionando à escola a possibilidade de reunir em conjunto harmonioso a educação social, a aprendizagem escolar, bem como o interesse pela leitura e escrita.

Esta oportunidade surgiu em função do Circuito cultural Rubem Braga, evento que serviu para estimular o querer de nossa sociedade, em especial da nossa comunidade escolar para a participação da III Bienal Rubem Braga 2010 que se realizou no período de 07 a 13 de junho na praça Jerônimo Monteiro, promovido pela Secretaria de Arte e Cultura.

Toda a comunidade da EMEB “Anísio Vieira de Almeida Ramos” agradece a secretaria de educação (SEME) pela oportunidade, e também ao ator Clayton Passos que se mostrou sempre solícito e bem humorado quando se fez necessário.

No Anísio tem “Escola que Protege”

A educadora de Língua Portuguesa Mª Christina Alves Brandão,
atualmente à disposição da SEME, onde desenvolve projetos pertinentes a área de linguagens, desenvolveu no último dia 03(três) de maio a implementação do projeto “Escola que Protege”, com o plano de ação – Escola/Comunidade: Ação Conjunta já na terceira etapa com uma palestra sobre o tema “Pedofilia”.

O preletor Carlos Salvador, que desenvolveu o tema esclarecendo aos
alunos o conceito e a importância do mesmo para toda a comunidade escolar. No contexto foi debatido o perigo no uso da internet, principalmente em redes sociais e sites de relacionamento como o ORKUT, e a importância da vigilância dos pais junto aos filhos no uso da internet. O palestrante chamou a atenção dos pais para que saibam com quem seus filhos andam, os ambientes que costumam frequentar e estarem atentos quanto aos sinais que uma criança molestada sexualmente costuma demonstrar.

O público alvo contou com a presença dos alunos dos 6ºs anos, pais,
responsáveis e representantes do corpo pedagógico, bem como professores desta EMEB. Também esteve presente a educadora Mª Christina , responsável pelo projeto e a pedagoga márcia Hildilene.

Parabenizamos o palestrante Carlos Salvador pela disponibilidade e
toda a sua equipe. Agradecemos a presença de toda comunidade envolvida e aguardamos com grande expectativa a próxima etapa do projeto “Escola que Protege”.

Festa de Confraternização dos alunos do 6ºM3 - 2010

Início das férias de Julho!
Professoras Simone, Sirlene e pedagoga Anita comemoram com os alunos mais um fim de trimestre e início das férias