segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

I Seminário de Práticas Docentes

Foi realizado no dia 02/12/10 o I Seminário de Práticas Docentes oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, e a escola “Anísio Vieira de Almeida Ramos” recebeu os professores da área de linguagem para participarem de uma oficina ministrada pela professora Regina Helena Souza Ferreira, que é professora de Língua Portuguesa e Assistente de Ensino da Pró-reitoria Acadêmica da São Camilo.

Os professores foram recebidos com um coffee-break e em seguida a Secretária Municipal de Educação, Maria Deuceny da Silva Lopes Bravo, abriu os trabalhos juntamente com o gestor Luiz Antonio Carneiro Aguiar. Em seguida, a professora Regina Helena Souza Ferreira iniciou os trabalhos da oficina que tinha como objetivo a análise e discussão de questões importantes alusivas ao gêneros textuais.








segunda-feira, 22 de novembro de 2010

DIA DO PROFESSOR



Em um clima bastante descontraído, os professores e funcionários da EMEB “Anísio Ramos” comemoraram o Dia do Professor com um churrasco animadíssimo. Os festejos aconteceram no dia 15/10/2010, no Atlético Clube Ita. O diferencial da comemoração deste ano foi a parceria com a EMEB “Aurora E. Herkenhoff”, que marcou presença no evento com bastante animação.
Os convidados foram recebidos com uma bela entrada contendo frutas e tira-gostos variados. Uma banda com alguns componentes jovens foi convidada para animar o evento e eles deram conta do recado, pois cantaram, improvisaram e atenderam a todos os pedidos dos participantes. Alguns professores deram uma “mãozinha” para os componentes da banda poderem descansar um pouco tentando cantar. Houve quem se esforçasse bastante, mas só conseguiram arrancar boas gargalhadas do povo. Outros deram um show e se destacaram: os professores Oswaldo e Samuel que foram aplaudidos de pé. No final do evento, foram sorteados vários prêmios.
Os professores e funcionários da EMEB “Anísio Ramos” agradecem ao diretor Luiz Antônio Aguiar Carneiro, por ter proporcionado este e alguns outros momentos de descontração e lazer no decorrer deste ano. Nossos agradecimentos também à gestora da EMEB “Aurora E. Herkenhoff”, Andréa Lage, que abrilhantou este evento juntamente com suas professoras e funcionárias.
Até o próximo churrasco!
Por Heloisa Helena Carvalho Coelho

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

INTERCLASSE 2010

Realizou-se entre nos dias 04 a 08 de outubro o interclasse da EMEB Anísio Ramos, que desde 2007 não estava sendo realizado. Foi um sucesso. Todas as turmas participaram das modalidades handebol masculino, handebol feminino e futsal masculino, e defenderam com raça e brilhantismo as turmas as quais pertenciam. As torcidas também merecem destaque, pois prepararam cartazes, panfletos, cornetas, papel picado etc. e torceram com muito agito. Entre as torcidas mais animadas destacamos a turma 7º M3. Enfim, foi uma confraternização muito legal onde o turno matutino integrou-se com o turno vespertino e “na moral” competiram entre si. 




Resultados:
6º ano
Futsal masculino: 
campeão: 6º M2
vice-campeão: 6º V3
Handebol feminino: 
campeão: 6º M1
vice-campeão: 6º M3

7º ano
Futsal masculino: 
campeão: 7º V3
vice-campeão: 7º V2
Handebol masculino: 
campeão: 7º M1
vice-campeão: 7º M4
Handebol feminino: 
campeão: 7º M4
vice-campeão: 7º V1

8º ano
Futsal masculino: campeão: 8º M1
vice-campeão:8º M3
Handebol masculino: campeão: 8º M3
vice-campeão: 8º V3
Handebol feminino: campeão: 8º M4
vice-campeão: 8º M1

9º ano
Futsal masculino: 
campeão: 9º M1
vice-campeão: 9º V2
Handebol masculino: 
campeão: 9º M1
vice-campeão: 9º M2
Handebol feminino: 
campeão: 9º M2
vice-campeão: 9º M3

O voleibol será realizado no mês de novembro em um sábado. Parabéns, professores de Educação Física, Glauco Figueiredo e Glauco Carvalho pela organização e pelo sucesso deste evento! Ano que vem tem mais!



terça-feira, 28 de setembro de 2010

Gestores Municipais participaram de encontro de educadores em Vila Velha promivido pela Undime

Aconteceu, em Vila Velha/ ES, o “Encontro de Educadores - gestão, avaliação e novos marcos legais”, que faz parte de uma série de encontros que a Undime vêm realizando com educadores de todo o país. Cerca de 700 pessoas participaram do evento, nos dias 20 e 21 de julho.
Durante a abertura do evento, o presidente da Undime, Carlos Eduardo Sanches, falou sobre a importância desse diálogo entre secretários de educação, diretores de escola e professores, para que todos participem da gestão. Sanches falou também que o desafio hoje é aumentar o investimento da União, além da efetiva implementação do Regime de Colaboração, não somente da União para com estados e municípios, mas também entre estados e municípios.

A Diretora da Fundação Itaú Social, Valéria Riccomini, falou da parceria com a Undime no enfrentamento dos principais desafios da educação e de dois projetos que têm obtido grande êxito e que são frutos dessa cooperação: o Programa Melhoria da Educação no Município e a Olimpíada de Língua Portuguesa, que foi adotada pelo Ministério da Educação como política pública e já chega a 98% dos municípios. Mércia Lemos, Subsecretária de Estado da Educação do Espírito Santo apontou que o Ideb deve ser trabalhado como diagnóstico e não como ranqueamento. Além disso, destacou que a permanência dos estudantes no Ensino Médio têm sido um dos grandes desafios atuais.


A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – Uncme também esteve representada pela vice-presidente da entidade no estado, Márcia Prudêncio. Ela falou da importância do envolvimento de toda a sociedade civil com a causa da educação e é com esse objetivo que a Uncme vem trabalhando para estruturar os conselhos de educação municipais e escolares. Nessa mesma perspectiva, o vice-prefeito do município de Vila Velha­/ ES, falou do papel do educador: “O educador é pai, mãe, professor e psicólogo. É muito importante esse carinho que o professor tem para com o estudante”, afirmou.
Recursos para a educação

O prefeito de Vitória/ ES e presidente da Frente Nacional dos Prefeitos ­– FNP, João Coser, falou da necessidade de maior investimento em educação. Segundo o prefeito, “por mais que se tenha vontade de fazer, é preciso maior aporte de recursos para poder efetuar as ações”. Coser falou também sobre a diversidade socioeconômica dos municípios e citou o exemplo do pagamento do Piso Salarial Nacional dos Professores. “Na época em que se iniciou a discussão sobre o valor do Piso (R$ 950,00 sem o ajuste), o que para alguns municípios significava um valor abaixo do que já era pago a seus professores, para outros, em especial aqueles municípios pequenos e que possuem menor arrecadação de impostos, representa um grande desafio”.
Ainda sobre a necessidade de maior investimento, Coser falou sobre obrigatoriedade da matrícula das crianças de quatro e cinco anos e a ampliação do ensino fundamental para nove anos que, segundo ele, são responsabilidades que caem sob o município, que é quem tem que executar, contratar mais professores e servidores, construir e ampliar escolas e comprar equipamentos. Para ele, “muito se tem avançado, mas há uma dívida histórica do país com a educação”, afirmou.
Iniciando o ciclo de palestras, o professor mestre em políticas públicas em educação e consultor da Undime, Luiz Araújo, falou sobre a Emenda Constitucional nº 59, que põe fim à Desvinculação dos Recursos da União – DRU. Segundo o professor, a medida devolve uma parcela de recursos da União que não estavam vinculados à educação, mas, ao mesmo tempo, aumenta a responsabilidade de estados e municípios, ao estabelecer a obrigatoriedade do ensino dos quatro aos dezessete anos. Conforme estudo da Undime, para que a exigência seja cumprida, o percentual do PIB que deve ser vinculado à educação até 2011 é de 8%. A previsão do Ministério da Educação é de que o valor para o ano que vem seja de 5,2%.


Araújo falou ainda sobre as deliberações da Conferência Nacional de Educação – Conae sobre o financiamento. A proposta da Conae é de que a vinculação dos recursos de estados e municípios para a educação passe de 25% para 30%, da União de 0,16% para 1% e que o percentual do PIB para a educação atinja 7% até 2011 e 10% até 2014.


O encontro continuou com debates sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a apresentação da pesquisa “Caminhos do Direito de Aprender”, realizado pelo Unicef e Undime, em parceria com Ministério da Educação e Inep. No dia 21 de julho, o evento discutiu a “Avaliação da aprendizagem como ferramenta de gestão” e “Ensino obrigatório dos quatro aos dezessete anos”.

Foi uma excelente oportunidadeque todos nós gestores tivemos para conhecer melhor a realidade da educação no Brasil, suas realizações e implicações e principalmente suas expectativas para o futuro.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

PROJETO DE LEITURA “JORNAL NA SALA DE AULA”

  As professoras de Língua Portuguesa, Heloisa Helena Carvalho Coelho e Dinamar Ferreira Damasceno, desenvolveram no período de abril a junho/2010 o projeto de leitura “Jornal na sala de aula” para atender à proposta de conclusão do Programa Gestar II. A escolha do jornal A Gazeta como suporte de trabalho aconteceu pelo fato da escola trabalhar em parceria com o programa “A Gazeta na sala de aula” e ainda como incentivo à prática de leitura. É bom lembrar que os jornais, em geral, são recursos pedagógicos riquíssimos, atualizados e que promovem a interdisciplinaridade na sala de aula.

As turmas escolhidas para o desenvolvimento do projeto foram o 7º V1 e o 8º V2, que tiveram oportunidade de manusear e conhecer o jornal na íntegra. Após a leitura de notícias e reportagens, os alunos executaram atividades diversas que podem ser conferidas nos anexos do projeto. 





sexta-feira, 17 de setembro de 2010

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Foi organizada na EMEB “Anísio Vieira de Almeida Ramos”, pelos alunos dos 7ºs anos do turno vespertino, uma exposição que teve o objetivo de promover a aproximação com o passado através de objetos antigos. Esta exposição aconteceu entre os dias 22/07/10 a 28/07/10, sob a orientação da professora de Língua Portuguesa, Heloisa Helena Carvalho Coelho.

A exposição faz parte da 3ª etapa da Oficina 1 da Olimpíada de Língua Portuguesa que está sendo desenvolvida nesta unidade de ensino.

Entre os objetos expostos havia lampião, moedor de café, discos de vinil, moedas antigas (dos anos 20 e 60), câmeras fotográficas, ferro de passar roupa, relógio de bolso e de mesa, bandeja, celulares, entre outros.

Os alunos do 7º ano deverão, ao final da execução das oficinas, produzir um texto de memórias a partir do tema “O lugar onde vivo” e a exposição contribuiu muito para a produção textual, uma vez que os objetos e imagens expostos trazem uma grande carga de lembranças e histórias do passado.


quarta-feira, 28 de julho de 2010

O Anísio e a Bienal Rubem Braga 2010

Desde o dia 18 de maio, com o início do Circuito Cultural Rubem Braga, foram realizadas atividades desenvolvidas por educadores em seis encontros no Teatro Municipal “ Rubem Braga”. O objetivo dessa ação foi fomentar a formação de leitores e de certa forma abriu portas da sociedade cachoeirense para a III Bienal Rubem Braga, esta que aconteceu no período de 07 a 13 de junho na Praça Jerônimo Monteiro.

Nossa escola participou no dia 09 de junho de 2010 ( quarta-feira) com a presença dos alunos dos 7ºs e 8º anos na palestra “ Magia e Encanto na Literatura” proferida pelo ator e formado pela Escola de Teatro FAFI, diretor teatral, escritor e fundador da Casa de Artes Campaneli, Rodrigo Campaneli. Todos os alunos ficaram satisfeitos e puderam tirar bastante proveito desse momento cultural.

O Anísio também teve uma participação significativa na Bienal na programação do dia 12 de junho de 2010 (sábado) na mesa 5: Literatura e Música, que contou com a presença do jornalista e redator José Roberto Santos Neves, o poeta, compositor e e cantor Juliano Gauche e do escritor , poeta, compositor e cantor Arnaldo Antunes. Essa participação começou com a iniciativa da professora de Língua Portuguesa Djalva Cypriano Attanazio e seus alunos do 8ºM1. A educadora desenvolveu junto aos alunos a produção de um clipe tendo como pano de fundo a música “Comida” de Arnaldo Antunes. O vídeo encontra-se neste link:
http://www.youtube.com/watch?v=Fp6hHtx6hpY

A seguir acompanhe a entrevista com a professora Djalva a respeito de sue trabalho desenvolvido e também dos alunos.

AR – Como surgiu a ideia de fazer um clipe?

Djalva – Como grande admiradora do Arnaldo Antunes e aguardando com grande espectativa sua presença na Bienal, junto dos alunos escolhemos a musica “Comida” por nos levar a uma reflexão sobre vários aspectos de nossa vida.

AR – Como foi desenvolvido o trabalho em sala de aula?
Djalva – Abrimos um debate e os alunos foram apontando os diversos tipos de fome, não só a física, mas a fome de afeto, compaixão, compreensão, amor..., e as sedes não só de água, mas sede de justiça, paz, segurança e enfim, a sede de “Deus”.

AR– Você ficou satisfeita com a participação dos alunos?

Djalva – Muito, tanto que as sugestões dos vídeos partiram dos mesmos. Juntos fomos filmar alguns pontos turísticos da nossa cidade, tais como o Teatro “Rubem Braga”, o palácio “Bernardino Monteiro”, a “Casa dos Braga” entre outros.

AR – Ficou muito contextualizado no clipe a relação do título da música “Comida” com algumas imagens de efeito. Como vocês as conseguiram?

Djalva – Aproveitamos o fim de semana e vistamos o Hortifruti e alguns Supermercados da cidade para filmar os balcões de frutas, verduras e hortaliças, com alusão direta à fome física.

AR – Mas a música também chama a atenção para a necessidade de diversão. Como foi feita tal abordagem?

Djalva – Nesse campo foi onde tive a maior participação doa alunos, pois procuramos demonstrar a socialização das pessoas em todos os seguimentos de sua vida, na família, na escola, enfim , em todos os aspectos sociais, culturais e religiosos.

AR – Algum agradecimento em especial?

Djalva - Na realidade, junto com os alunos do 8ºM1, agradecemos à toda comunidade escolar da EMEB
“Anísio Ramos”, mas em especial agradecemos a nossa bibliotecária Clege da Rocha Ribeiro, que muito se empenhou na produção dos vídeos.

AR – E como foi a participação na Bienal?


Djalva – Maravilhosa, graças a interação da secretária de cultura, Cristiane Resende Fagundes, tivemos a oportunidade de mostrar o nosso trabalho em especial ao Arnaldo Antunes, que ficou muito feliz com o clipe e atendendo nossos alunos com muito respeito e consideração. No final, os alunos presentearam Arnaldo Antunes com o DVD do nosso clipe.

AR – A professora já tem novos projetos em mente?

Djalva - O professor sempre deve estar criando e inovando seu trabalho.

AR – Você pode nos adiantar alguma coisa dessa proposta ?

Djalva – O que posso falar é que estou preparando um evento cultural que vai agradar a todos de nossa comunidade escolar e com certeza a todos os que gostam de cultura.

AR – Parabéns pelo trabalho tanto para a educadora Djalva, como para seus alunos

Alunos do 8ºM1 na Bienal Rubem Braga com a professora Djalva  e o cantor Arnaldo Antunes
Alunas do 8ºM1 com prefeito Carlos Casteglione

Alunos do 8ºM1 fotografando para a gravação do clipe
Alunas do 8ºM1 dançam em frente ao Teatro Rubem Braga para a gravação do clipe

“O teatro de bonecos dentro da sala de aula”

No dia 20 de maio de 2010, a EMEB “Anísio Ramos” foi brindada com a presença do magistral ator bonequeiro, contador de histórias, especialista em programação neurolinguística com certificação internacional coaching Clayton Passos e seu espetáculo “O teatro de bonecos dentro da sala de aula”.

Em sua apresentação, a ator abordou temas como respeito ao próximo, solidariedade, companheirismo e outros que visam a boa convivência, a valorização, bem como a promoção do indivíduo na sociedade.

A mensagem foi transmitida de maneira muito bem humorada e de forma lúdica, com o ator conseguindo estimular o interesse de todos os alunos envolvidos. Através das falas dos bonecos foi sugerido aos alunos que fizessem uma reflexão sobre as consequências de suas atitudes, positivas ou negativas para suas vidas no futuro.

Demonstrando todo o seu profissionalismo e competência , houve uma constante interação entre os bonecos atores com os alunos e professores participantes, arrancando da plateia muitos risos e constantes aplausos, proporcionando à escola a possibilidade de reunir em conjunto harmonioso a educação social, a aprendizagem escolar, bem como o interesse pela leitura e escrita.

Esta oportunidade surgiu em função do Circuito cultural Rubem Braga, evento que serviu para estimular o querer de nossa sociedade, em especial da nossa comunidade escolar para a participação da III Bienal Rubem Braga 2010 que se realizou no período de 07 a 13 de junho na praça Jerônimo Monteiro, promovido pela Secretaria de Arte e Cultura.

Toda a comunidade da EMEB “Anísio Vieira de Almeida Ramos” agradece a secretaria de educação (SEME) pela oportunidade, e também ao ator Clayton Passos que se mostrou sempre solícito e bem humorado quando se fez necessário.

No Anísio tem “Escola que Protege”

A educadora de Língua Portuguesa Mª Christina Alves Brandão,
atualmente à disposição da SEME, onde desenvolve projetos pertinentes a área de linguagens, desenvolveu no último dia 03(três) de maio a implementação do projeto “Escola que Protege”, com o plano de ação – Escola/Comunidade: Ação Conjunta já na terceira etapa com uma palestra sobre o tema “Pedofilia”.

O preletor Carlos Salvador, que desenvolveu o tema esclarecendo aos
alunos o conceito e a importância do mesmo para toda a comunidade escolar. No contexto foi debatido o perigo no uso da internet, principalmente em redes sociais e sites de relacionamento como o ORKUT, e a importância da vigilância dos pais junto aos filhos no uso da internet. O palestrante chamou a atenção dos pais para que saibam com quem seus filhos andam, os ambientes que costumam frequentar e estarem atentos quanto aos sinais que uma criança molestada sexualmente costuma demonstrar.

O público alvo contou com a presença dos alunos dos 6ºs anos, pais,
responsáveis e representantes do corpo pedagógico, bem como professores desta EMEB. Também esteve presente a educadora Mª Christina , responsável pelo projeto e a pedagoga márcia Hildilene.

Parabenizamos o palestrante Carlos Salvador pela disponibilidade e
toda a sua equipe. Agradecemos a presença de toda comunidade envolvida e aguardamos com grande expectativa a próxima etapa do projeto “Escola que Protege”.

Festa de Confraternização dos alunos do 6ºM3 - 2010

Início das férias de Julho!
Professoras Simone, Sirlene e pedagoga Anita comemoram com os alunos mais um fim de trimestre e início das férias

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Reunião: Desfile Cívico Escolar Cachoeiro 2010

"O Caminho das Pedras" - este foi o Tema estipulado para a EMEB "Anísio Vieira de Almeida Ramos", discutido no dia 15/04/2010, em reunião extraordinária no prédio da EMEB. Hoje Cachoeiro de Itapemirim é conhecida nacionalmente pelo parque industrial de beneficiamento de rochas ornamentais. Nossas pedras se espalham pelo planeta e enfeitam grandes obras da arquitetura mundial.
Trazendo prestígio para o setor, responsável por uma incrível geração de emprego e renda. Participaram desta reunião representantes da Secretaria Municipal de Educação, os Pedagogos e alguns professores convidados da EMEB, onde foi discutido o assunto proposto e as idéias da escola para maior abrilhantamento do desfile cívico 2010.